Poster do filme. Em www.en.wikipedia.org |
Prestes a completar 25 anos, e depois de muitos comentários e desejos, finalmente o cultuado "Robocop" ganhará um remake, com estréia em 2013, pelas mãos do brasileiro José Padilha, que se notabilizou pela dose dupla de "Tropa de Elite".
Terá que se superar se quiser manter o nível do original.
"Robocop- O Policial do Futuro" é um dos grandes filmes de ação dos anos oitentas. Como dizia o cartaz do filme, o personagem é "meio homem, meio máquina, um tira total". Ação que mistura ficção científica na dose exata.
O enredo é interessante. A ambientação ocorre em uma caótica Detroit, dominada pelo crime. Após ser assassinado por uma saraivada de tiros dados por bandidos, o policial Murphy (Peter Weller) tem sua memória apagada e é transformado em um ciborgue, um tira cumpridor da lei, extremamente preciso em suas ações. Ocorre que a sua antiga parceira, Lewis, vivida por Nancy Allen, passa a fazer o policial lembrar do seu passado, de sua família e de como foi morto. Segue-se uma ação ininterrupta, e descoberta de uma máfia dentro da própria polícia de Detroit. E mais, a descoberta do próprio ser do robô.
O filme é um primor de ação. Com cenas bem desenvolvidas e ação ininterrupta, prende a atenção do espectador. Os efeitos visuais são bons.
Vários temas são abordados no filme, dando uma conotação especial ao roteiro: corrupção, capitalismo, natureza humana, ressureição e, principalmente, a privatização da segurança pública, através da OCP.
O filme foi dirigido pelo holandês Paul Verhoeven, e é um dos grandes sucessos comerciais da carreira deste diretor. Verhoeven dirigiu ainda depois "O Vingador do Futuro" (1990), com Schwarzenegger e "Instinto Selvagem" (1992), com Sharon Stone.
A película foi um grande sucesso comercial, gerando duas continuações inferiores. Ganhou ainda uma fracassada série de TV. Detalhe: a Orion, produtora do filme, faliu após esta primeira parte, o que pode ter causado um declínio na qualidade da série.
Um delírio para os fãs, sem dúvida. Para ver e rever.
Um delírio para os fãs, sem dúvida. Para ver e rever.
Cotação: * * * *
TOP 100 - MELHORES FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA DE TODOS OS TEMPOS
SUCESSO DE BILHETERIA: Sim.
SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim.
SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.
PRÊMIOS: 01 Oscar - "Melhor Edição de Som" 1987.
SUCESSO DE BILHETERIA: Sim.
SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim.
SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.
PRÊMIOS: 01 Oscar - "Melhor Edição de Som" 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário