sábado, 5 de janeiro de 2013

"PREMONIÇÃO 5" ("FINAL DESTINATION 5", 2011)

Ficheiro:Final destination 5 poster promocional.jpg
As séries de terror, quando chegam na quarta, quinta ou sexta parte, perdem o encanto, talvez pela falta de idéias originais. Não é o que acontece com a série "Premonição " ("Final Destination"), que chega com grande fôlego na quinta parte que, talvez, é a melhor de todas. Um baita filme.

A premissa é a mesma dos anteriores. Neste, um jovem, dentro de um ônibus, tem uma visão de que uma ponte que estava a sua frente começaria a ruir, matando, em sequência, todos os seus amigos. Mais que depressa, acorda da premonição e evita que a morte aconteça com cada um deles. Segue-se a descoberta de que ninguém engana a morte que, inevitavelmente, virá agora atrás de cada um deles, na mesma sequência de mortes que, necessariamente, teriam ocorrido na ponte.

A sequência da ponte é, indiscutivelmente, a melhor de todos os filmes da série. Asfixiante, bem filmada, com mortes violentíssimas (esse é, definitivamente, um filme para estomâgos fortes!). Aliás, não faltam cenas fortes, a exemplo da morte em uma mesa de operação, com laser envolvido. 

Interessante que os filmes da série são tão bem feitos que a premissa básica - primeiro, evita-se a morte, depois tenta escapar dela - a mesma desde a primeira parte, não cansa. Talvez a quarta parte tenha perdido um pouco o ritmo, indo do terror à comédia, mas a quinta veio resgatar a sequência positiva que se desencadeou com a primeira película. 

Nesta quinta parte, há de se ressaltar que existe ainda uma nova idéia: a de que a pele dos envolvidos poderia ser salva se houvesse substituição - ou seja, se matassem uma outra pessoa qualquer, na hora em que a morte viesse atrás (respeitando-se a sequência da premonição). O que faz, inevitavelmente, que amigos pensem seriamente em matar amigos somente para poder livrar sua pele da morte.

A morte, presente em todos os filmes de terror, neste assume um papel de protagonista. E faz da melhor maneira possível, com muita criatividade.

O final traz uma grande surpresa, que dá a entender que a morte é, na verdade, cíclica. Ponto para os produtores, já que a morte é, mesmo, inevitável. Parece um final de ciclo para a série também, mas devemos aguardar o desenrolar das idéias dos produtores. 

Diversão garantida. 

Quem curte uma boa sessão de cinema com muita adrenalina e cenas bem filmadas (muitas chocantes), certamente irá apreciar o resultado final.

Cotação: * * * 1/2

SUCESSO DE BILHETERIA: Não.

SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim.

SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.

PRÊMIOS: Nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário