O nome do filme, muitas vezes, não dá a exata dimensão do que realmente é a sua premissa básica. É o que acontece com "O Voo", filme que parece ser de ação, mas é, na verdade, um drama sobre os vícios do alcool e da cocaína.
O filme é protagonizado pelo excelente Denzel Washington, que já ganhou 02 estatuetas do Oscar e foi indicado no ano de 2013 ao prêmio máximo do cinema por esta atuação.
A película é baseada em história real. Conta a história de um piloto, Comandante "Whip" Whitaker (Washington), que, em noite anterior a um voo, consome em demasia alcool e drogas. Durante o voo, o avião tem um pane, cai, mas o piloto consegue fazer um ótimo pouso e salvar quase todos os passageiros, à exceção de seis (sendo duas tripulantes, uma das quais amante de Whip). Ocorre que exames indicaram o uso das substâncias ilícitas e a partir daí Whip passa de herói a vilão. Enfrenta investigação, imprensa, mas sobretudo enfrenta a si mesmo, o seu vício incontrolável.
A atuação de Denzel realmente é notável. O ator se sai muito bem no papel de um viciado. É uma atuação tocante e muito eficiente.
A película é um ressurgimento do diretor Robert Zemeckis, um tanto sumido. Zemeckis já ganhou o Oscar por Forrest Gump, mas desta vez não foi indicado ao prêmio.
Mas o filme registra alguns deslizes.
O tempo é demasiadamente longo, o que pode torná-lo cansativo para boa parte da platéia. Noutras palavras, seria interessante um enxugamento, para dar um ritmo maior à película. Muitas vezes fica enfadonho assistir a história, dada a narrativa arrastada.
A história do envolvimento com drogas e alcool também já é conhecida pelos cinéfilos, não havendo novidade alguma trazida por este filme.
Enfim, um entretenimento apenas regular, que pode ser cansativo pela falta de ritmo em alguns momentos. Sem novidades, é um drama sobre alcool e drogas, já apresentado diversas vezes no cinema e em filmes melhores. Vale mesmo para quem gosta de Denzel, que está muito bem.
Cotação: * * 1/2
SUCESSO DE BILHETERIA: Sim.
SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim, mas há controvérsias. O filme é longo, e a narrativa é cansativa em muitos momentos.
SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.
PRÊMIOS: Indicado a 02 Oscars - Melhor Ator (Denzel Washington) e Melhor Roteiro Adaptado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário