quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"O LADO BOM DA VIDA" ("SILVER LININGS PLAYBOOK", 2012)

File:Silver Linings Playbook Poster.jpg
Poster do filme. 
Uma boa pedida em matéria de comédia romântica é, sem dúvida, "O Lado Bom da Vida". 

Ao contrário de outros filmes do gênero, este consegue ser bastante envolvente e inteligente, com diálogos caprichados e um roteiro bastante interessante, baseado em um livro homônimo.

O filme conta a história de um rapaz bipolar, traído pela mulher e emocionalmente instável, chamado Pat Solitano, vivido pelo ator Bradley Cooper. Ao voltar de um período de internação, busca se reaproximar de sua ex-mulher ao mesmo tempo que se envolve com uma problemática pessoa, Tiffany, papel que coube à ótima Jennifer Lawrence. O que resulta desse relacionamento divertido e envolvente de Pat e Tiffany são diálogos intensos, engraçados, divertidos e às vezes mordazes. E um crescente amor despertado pela convivência nem sempre pacífica e muitas vezes problemática.

O filme conta com um elenco afinadíssimo. Jennifer Lawrence está simplesmente estupenda, assim como o surpreendente Bradley Cooper, que até este momento nunca tinha atuado tão bem no cinema. Robert De Niro, como o pai de Pat, e Jacki Weaver, como a mãe do rapaz, também não destoam - pelo contrário, estão muito bem. Aliás, De Niro é sempre um grande ator e, mesmo em papel coadjuvante, sabe ser De Niro. Vale lembrar ainda a atuação de Chris Tucker, que faz um colega de manicômio de Pat. Muito engraçado em várias cenas.

Não à toa, o filme emplacou quatro indicações para as atuações do elenco no Oscar, feito para poucos - o último tinha sido Reds, de 1981. Assim, Cooper foi indicado para "Melhor Ator" ; Lawrence, "Melhor Atriz"; De Niro, "Melhor Ator Coadjuvante" e Weaver, "Melhor Atriz Coadjuvante".

David O. Russel parece um diretor em ascensão, e são justas as indicações para os prêmios de "Melhor Diretor" e "Melhor Roteiro Adaptado".

Enfim, uma boa opção para um bom entretenimento. Um filme simpático, divertido, comovente e interessante. Enfim, o espectador descobre que um dos bons lados da vida é ter um bom filme como este para se assistir.

Cotação: * * * * 

SUCESSO DE BILHETERIA: Sim.

SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim.

SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.

PRÊMIOS: Vários.

Indicado a 08 Oscars (Filme, Diretor, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Edição).

01 Globo de Ouro - "Melhor Atriz" (Jennifer Lawrence).

01 BAFTA - "Melhor Roteiro Adaptado". Indicado ainda para Ator (Cooper) e Atriz (Lawrence).

AFI´S MELHOR FILME DO ANO 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário