terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"ENCONTROS E DESENCONTROS" ("LOST IN TRANSLATION", 2003)

File:Lost in Translation poster.jpgSofia Coppola, filha do consagrado diretor Francis Ford Coppola (da saga "O Poderoso Chefão), não teve sucesso em sua curta carreira de atriz - fez apenas um papel sofrível em "O poderoso Chefão III".Enveredou-se pela  mesma carreira do pai, mas vem tendo altos e baixos. "Encontros e Desencontros" é um dos filmes fracos dela.

A história gira em torno de uma amizade entre o personagem de Bill Murray, que faz um decadente ator que vai ao Japão fazer propaganda de uísque e o de Scarlett Johansson, que foi acompanhar o namorado fotógrafo.  Só isso. O resto é uma sucessão de cenas mostrando os hábitos dos japoneses e as belezas das terras nipônicas.

É um exagero a quantidade de indicações que este filme teve ao Oscar  Foi indicada a melhor filme, melhor ator,  melhor diretor e melhor roteiro original. Ganhou apenas o último. 

Não vejo este filme bom o suficiente a ponto de ganhar todas essas indicações e ainda levar o de melhor roteiro original. Roteiro original é aquele que não foi publicado anteriormente. Dizem que o roteiro é baseado em história acontecida com a própria diretora, que foi supostamente abandonada enquanto estava acompanhando seu marido em uma viagem - personagem de Scarlett Johansson no filme.

O roteiro, aliás, não me agradou de forma alguma. Como já disse anteriormente, a história em si é fraca. Apenas algumas situações são engraçadas. Não há um "fio da meada"; como asseverado anteriormente, só há uma sucessão de acontecimentos.

Os atores também não rendem o esperado. Bill Murray parece que está decadente mesmo é na vida real, não sendo engraçado na maior parte do filme. Scarlett, uma mulher linda, ainda tinha ares juvenis, e não tem uma atuação muito convincente.

Mas parece que os críticos e entendidos de cinema não concordaram muito com esta opinião, tendo em vista que o filme foi laureado com 01 (um) Oscar, 03 (três) Globos de Ouro e 03 (três) BAFTAs, sendo que Bill Murray ganhou o "Globo de Ouro" e o "Bafta" como melhor ator e Scarlett Johansson ganhou o BAFTA de melhor atriz, todos em 2003. Ainda foi indicado, naquele ano, para o Oscar de "Melhor Diretor(a)" e "Melhor Filme".

Mesmo com toda a premiação, não gostei do filme. Cinema é encantamento também, e este filme definitivamente não me encantou, nem convenceu.

Cotação: * * 1/2

SUCESSO DE BILHETERIA: Não.

SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Não, mas há controvérsias.

SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.

PRÊMIOS

01 Oscar - "Melhor Roteiro Original" 2003; 

03 Globos de Ouro - "Melhor Filme Comédia ou Musical", "Melhor Roteiro" e "Melhor Ator de Musical ou Comédia" 2003; 

03 Prêmios BAFTA - "Melhor Edição", "Melhor Ator" e "Melhor Atriz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário