domingo, 14 de abril de 2013

"AS AVENTURAS DE PI" ("LIFE OF PI", 2012)

Life of Pi 2012 Poster.jpgO cinema é, antes de tudo, uma arte. E, quando vem com magia, fica ainda mais interessante. É o caso do filme "As Aventuras de Pi" ("Life of Pi"), enorme sucesso de 2012 e vencedor de quatro Oscars, inclusive Melhor Diretor para Ang Lee.

Pode-se falar, sem medo de errar, que as "As Aventuras de Pi" é o filme mais mágico realizado pelo cinema desde "Avatar". Aliás, é um delírio visual comparável à grande obra de James Cameron. Cenas belíssimas, como a da baleia margeando, e pulando também, o barco de Pi, e os embates entre o herói e o tigre, são dignas de nota.

Diga-se de passagem, também, que o nome em inglês é mais apropriado para o obra - "A Vida de Pi". Isso porque a relação entre Pi e o tigre (após um naufrágio, os dois ficam sozinhos em um barco), embora dominante em boa parte do filme, não é o único mote do enredo. Existe toda uma vida do personagem também descrita na película.

Mas podemos vislumbrar um interessante envolvimento entre Pi e o tigre, que vai da luta entre ambos até o desenvolvimento de uma "amizade" baseada no instinto de sobrevivência. O aprendizado sobre a vida, enfim, é o que norteia o personagem principal durante todo o filme.

Enfim, um baita filme. Um delírio visual poucas vezes visto no cinema. Efeitos especiais magníficos em uma grande obra cinematográfica. Vale a pena ser visto, principalmente no cinema, e revisto, na tela pequena.

Cotação: * * * *

SUCESSO DE BILHETERIA: Sim.

SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim.

SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.

PRÊMIOS : 04 Oscars 2013, incluindo "Melhor Diretor", para Ang Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário