O cinema é, antes de tudo, uma arte. E, quando vem com magia, fica ainda mais interessante. É o caso do filme "As Aventuras de Pi" ("Life of Pi"), enorme sucesso de 2012 e vencedor de quatro Oscars, inclusive Melhor Diretor para Ang Lee.
Pode-se falar, sem medo de errar, que as "As Aventuras de Pi" é o filme mais mágico realizado pelo cinema desde "Avatar". Aliás, é um delírio visual comparável à grande obra de James Cameron. Cenas belíssimas, como a da baleia margeando, e pulando também, o barco de Pi, e os embates entre o herói e o tigre, são dignas de nota.
Diga-se de passagem, também, que o nome em inglês é mais apropriado para o obra - "A Vida de Pi". Isso porque a relação entre Pi e o tigre (após um naufrágio, os dois ficam sozinhos em um barco), embora dominante em boa parte do filme, não é o único mote do enredo. Existe toda uma vida do personagem também descrita na película.
Mas podemos vislumbrar um interessante envolvimento entre Pi e o tigre, que vai da luta entre ambos até o desenvolvimento de uma "amizade" baseada no instinto de sobrevivência. O aprendizado sobre a vida, enfim, é o que norteia o personagem principal durante todo o filme.
Enfim, um baita filme. Um delírio visual poucas vezes visto no cinema. Efeitos especiais magníficos em uma grande obra cinematográfica. Vale a pena ser visto, principalmente no cinema, e revisto, na tela pequena.
Cotação: * * * *
SUCESSO DE BILHETERIA: Sim.
SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim.
SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.
PRÊMIOS : 04 Oscars 2013, incluindo "Melhor Diretor", para Ang Lee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário