sábado, 13 de abril de 2013

"A GAROTA" ("THE GIRL", 2012)

File:The-girl.jpgAlfred Hitchcock parece que está em moda. Além do lançamento de uma produção que mostra os bastidores de Psicose ("Hitchcock", 2012), a HBO, em parceria com a BBC, lançou este "A Garota" ("The Girl").

Trata-se da história de uma suposta obsessão do famoso diretor por uma de suas loiras, mais precisamente Tippi Hedren, que é a mãe de Melanie Griffith.

O filme mostra um lado supostamente bastante violento da personalidade de Hitch, chegando ao cúmulo de relatar uma cena em que ele praticamente estupra Hedren. O que se pode dizer das cenas apresentadas é que o diretor abusou moralmente e sexualmente da loira, pelo menos em tese.

Ocorre que o diretor não está aqui para contestar a versão. Assim, não se deveria levar às telonas (ou às telas de TV, intuito do filme) uma história unilateral como esta.

Outro detalhe digno de nota é o fato de que a loira realizou dois filmes com o mestre - "Os Pássaros" e "Marnie". O filme relata que os supostos abusos começaram intensos já na filmagem de "Os Pássaros". Assim, fica a pergunta: Por que a loira ainda realizou outro filme com o mestre? Por que continuou a trabalhar com ele, sofrendo tantos abusos?É, sem dúvida, um fator complicador da versão unilateral apresentada.

Mais uma falha do filme: ao final, falam que "Marnie" foi o último grande trabalho do mestre, o que é falso. Primeiro, por que "Marnie" não foi um grande filme do diretor, muito menos um sucesso de crítica; segundo, porque "Frenesi" foi uma obra-prima realizada três filmes depois de "Marnie". 

Some-se a isso uma caracterização absolutamente ridícula de Hitchcock por Toby Jones (que curiosamente foi indicado ao Globo de Ouro, na categoria filmes para televisão) e uma atriz que nada se parece com a Hedren verdadeira (Sienna Miller, também indicada ao Globo de Ouro), e o fracasso da produção HBO/BBC fica ainda mais escancarado.

Portanto, um filme de extremo mau gosto e nada memorável. Para quem é curioso pela suposta história, vale a visita.

Cotação: BOMBA

SUCESSO DE BILHETERIA: Não.

SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Não.

SUCESSO DE CRÍTICA: Não.

PRÊMIOS: Nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário