sexta-feira, 22 de março de 2013

"A BUSCA" (2013)

Wagner Moura é um ator de novelas que se notabilizou no cinema brasileiro a partir do grande sucesso que foi "Tropa de Elite" ("Capitão Nascimento"), nas suas duas versões: a primeira (* * *) e a segunda (* * 1/2). Sucesso de bilheteria , e de qualidade (notadamente o primeiro), que ele nunca mais conseguiu igualar em seus trabalhos posteriores (pelo menos por enquanto, diga-se). É o que acontece neste "A Busca", um filme com grandes limitações.

"A Busca" conta a história de uma família em crise (brigas, separação conjugal, desentendimentos com relação à educação do filho, etc). Após viver momentos tensos, o filho do casal (Pedro) decide fugir de casa. E aí começa a tal busca, principalmente por parte de Theo, pai de Pedro e personagem de Wagner Moura. E se sucedem momentos engraçados - como o do desespero de Theo ao furtar um telefone de um cardíaco ou mesmo quando se atracou com um rapaz que havia trocado de camisa com seu filho - até momentos dramáticos - sem, é claro, a intensidade característica deste tipo de filme. Poderíamos ainda pensar no filme em um sentido figurado, em uma busca interior pelo seu próprio "eu", notadamente pelo personagem do Wagner Moura,  mas isso não é explorado a fundo na película.

O elenco de apoio também não ajuda. Uma apagada Mariana Lima faz Branca, uma esposa e mãe pouco dedicada a Theo e Pedro. Até que a atriz se esforça para realizar com dignidade o papel, mas não consegue. O mesmo se pode dizer do insosso filho Pedro, que não reflete uma boa atuação nem no gestual, muito menos na fala. Há ainda uma pequena participação de Lima Duarte, como o avô de Pedro, sem brilho algum também.

Resta apenas um Wagner Moura que luta para segurar o filme. E por vezes até consegue. Mas não sem correr risco de cair no ridículo em algumas situações.

O roteiro beira o previsível e é banal. Vale ainda dizer que a descoberta final é apenas o coroamento da decepcionante história do filme.

Enfim, a película é apenas  um passatempo descompromissado.

COTAÇÃO: * 

SUCESSO DE BILHETERIA: Não.

SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Não, mas há controvérsias.

SUCESSO DE CRÍTICA: Não.

PRÊMIOS: Nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário