domingo, 3 de junho de 2012

"UMA SAÍDA DE MESTRE" ("THE ITALIAN JOB", 2003)


Fonte: en.wikipedia.org
A história de grandes roubos, e de grandes ações para concretizá-los, sempre chamou a atenção no cinema. É nisso que se ampara o enredo do filme "Uma Saída de Mestre".

O filme tem um elenco de peso. Nele, reuniram-se Mark Whalberg, Edward Norton, Charlize Theron e, em uma participação especial, o bom ator Donald Sutherland. Cada um deles defende bem seu personagem.

A sul-africana Charlize Theron, com sua característica beleza estonteante, aparece no papel de uma durona arrombadora de cofres chamada Stella. Segundo informações colhidas do "making of" do filme (vale a pena assistir), Charlize teve algumas aulas de arrombamento de cofres. E, segundo ela diz no mesmo "making of", o aprendizado foi muito bom, já que agora conhece todos os "três métodos" existentes para o serviço!

O enredo conta a história de um grande roubo de um cofre carregado de ouro, carga essa avaliada em 35 milhões de dólares. Ocorre que, enquanto ainda comemoravam o feito, e sonhavam com o futuro maravilhoso e rico, a gangue liderada por Charlie (Mark Whalberg) se vê em uma emboscada, chefiada por um aliado - Steve, papel que é defendido no filme por Edward Norton. O que ocorre depois é uma busca incessante pela recuperação do ouro perdido, com direito a muitas perseguições e planos mirabolantes.

As locações do filme, em Veneza (na cena inicial) e em Los Angeles/Hollywood (no epílogo), são maravilhosas. Todos os lugares turísticos principais aparecem, sendo de destaque a cena em que os "mini coopers" usados no filme simplesmente transitam no chão das estrelas hollywoodianas e vão em direção ao metrô da cidade!

Vale destacar que o filme não é um remake do antigo "The Italian Job", de 1969. O enredo é totalmente diverso. Apenas algumas inspirações foram buscadas.

"Uma Saída de Mestre" é um filme que, sem dúvida, pode agradar os fãs do cinema de ação. Mas muitos podem sentir falta de um pouco mais de adrelina. Somente duas cenas de ação são dignas de nota e merecem louvor: a primeira, inicial, nos canais de Veneza; e a segunda, no epílogo, em Los Angeles. O "recheio" do filme, às vezes, é entediante, e nisso reside o seu principal demérito.


Cotação: * * 

SUCESSO DE BILHETERIA: Não.

SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Não, mas há controvérsias.

SUCESSO DE CRÍTICA: Não.

PRÊMIOS: Nenhum.

Crítica 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário