sexta-feira, 8 de junho de 2012

"30 DIAS DE NOITE" ("30 DAYS OF NIGHT", 2007)



File:30 Days of Night teaser poster.jpg
Poster teaser . Fonte:en.wikipedia.org
A resenha de hoje é sobre um filme de vampiros. E todos logo pensam: trata-se de um tema já "batido", inúmeras vezes repetido no cinema, desses que é impossível aparecer coisa nova. Enganam-se. "30 Dias de Noite" está aí para provar que é possível, sim, usar e abusar da criatividade no gênero terror.

O filme, baseado em história em quadrinhos de terror, é um dos melhores do gênero nos anos 2000.

A história é bacana. Tudo se passa  em  uma pequena cidade do Alasca, que fica sob  escuridão por 30 (trinta) dias, e passa a ser aterrorizada por vampiros sedentos de sangue humano. A cidade em questão é Barrow, que existe na realidade e é a mais setentrional da América.  Para liderar a resistência contra os vampiros, destacam-se dois heróis: Eben (Josh Hartnett) e Stella (Melissa George). Eles, e mais alguns sobreviventes do extermínio, lutam contra os pavorosos devoradores de sangue, numa batalha épica, recheada de cenas bem realizadas. 


A película é memorável. A fotografia é excelente. Também é excelente uso da escuridão, essa que, não à toa, é uma das características mais marcantes dos filmes de terror.

A atuação dos atores principais é boa. Destaque para a dupla central de atores, Josh Hartnett e Melissa George, que dão conta do recado.

Vale destacar ainda a caracterização dos vampiros, que é fantástica. São realmente assustadores. Passam longe daquele estereótipo "bon vivant" de Drácula, o famoso conde da Transilvânia.

Um tanto convincente também é o final, que chega a ser surpreendente, embora a solução dada era mesmo a única alternativa. Mas, repito, embora fosse avaliável ser a única saída para o problema, o espectador certamente nunca pensaria o que de fato ocorreu.

O cinéfilo, é claro, torce muito para o sucesso das empreitadas dos sobreviventes. E a expectativa gerada pelas cenas é digna de nota.

Enfim, um grande filme de terror dos anos 2000. Talvez o mais bem produzido.

Cotação: * * * * 

TOP 100 - MELHORES THRILLERS DE TODOS OS TEMPOS

SUCESSO DE BILHETERIA: Não.

SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim. 

SUCESSO DE CRÍTICA: Sim.

PRÊMIOS: Nenhum.

Crítica 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário