O sonho de consumo dos admiradores das histórias em quadrinhos, notadamente os da Marvel, é, justamente, a formação de uma liga de super-heróis. É o que acontece no filme "Os Vingadores" ("The Avengers"), que estreou nos cinemas de todo o mundo em 2012.
A história, em si, é simples. O irmão mau de Thor, Loki de Asgardia, vem à Terra com o único objetivo de conseguir o Tesseract, uma forma de energia de potencial desconhecido, capaz, pelo menos teoricamente, de dominar o mundo. Ainda recebe a ajuda dos Chitauri, um exército alienígena de demônios que vaga pelo espaço. Contra esses vilões, e após o furto do Tesseract, que dá razão à aventura, a única esperança da Terra é justamente os "Vingadores", grupo formado pelo Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América, Arqueiro e Viúva Negra.
Algumas cenas do filme lembram grandes filmes de ação ininterrupta.
Mas o melhor da história é justamente as constantes piadas advindas da notável brutalidade do personagem Hulk. A sua ausência de cérebro e a brutalidade característica são muito interessantes, constituindo a vertente cômica surpreendente do filme. Também Robert Downey Jr., que vive o "Homem de Ferro", tenta, sem sucesso, ser engraçado. Mais engraçado que o "Iron Man" foi o "Capitão América", que parece viajar no tempo, literalmente!
O ponto negativo da película reside justamente na pouca densidade do Vilão Loki. É um personagem fraco. Que diga o Hulk! Aliás, ultimamente os filmes da Marvel não apresentam vilões brilhantes, mas apenas medianos.
Fora isso, a grande expectativa gira em torno das cenas de destruição de Nova Iorque, que são realmente boas. Dessa vez, no entanto, deixaram o Empire State Building em pé, o que demonstra criatividade do roteirista...
Enfim, não é o melhor filme de heróis da Marvel, está longe de ser, mas é um bom entretenimento.
Cotação: * * *
SUCESSO DE BILHETERIA: Sim.
SUCESSO PERANTE O PÚBLICO: Sim.
SUCESSO DE CRÍTICA: Não.
PRÊMIOS: Nenhum. Foi indicado ao Oscar de "Melhores Efeitos Visuais" e ao BAFTA na mesma categoria.
Crítica 10
Olá, Carlos!
ResponderExcluirNão assisti ainda ao filme Os Vingadores, portanto, sinto que não posso agregar comentários a sua resenha.
Mas já havia escutado que o filme é muito engraçado, cenas divertidas, que levam o cinema inteiro ao riso. Não sei se chega a tanto, não é mesmo?
No mais, estou aqui para parabenizá-lo pelo blog sobre cinema. Amo filmes!
Estarei sempre "de olho" para ver novas dicas, ok?
Deixo aqui meu registro, porque não encontrei espaço dedicado a comentários em geral.
Seu blog está perfeito!
Queria saber se há espaço para darmos dicas de filmes!
No mais, espero que as pessoas participem, comentem e que o blog siga em frente!
Isto, sim, é cultura!
Olá,
ResponderExcluirNo tocante às piadas do filme, "Os Vingadores" está gerando muita polêmica por conta de uma piada sobre adoção, derivada da relação Thor-Loki.
O blog está aberto para as dicas de filmes. O ideal é colocar no espaço dedicado aos comentários mesmo! Mas em breve abrirei um post específico só para dicas de filmes!
Abraço!